Publicado em: segunda-feira, 23/04/2012

Mec autoriza a criação de 75 novos cursos superiores

O MEC, Ministério da Educação, reconheceu e autorizou mais de 300 cursos recentes no ensino superior, tanto no ensino tecnológico, como bacharelado e licenciatura. São 228 já autorizados anteriormente e outras duas portarias autorizando a abertura de novos 75, com mais de 12 mil vagas.

Segundo a assessoria de imprensa do MEC, o Ministério autoriza inicialmente que o curso seja aberto. Após a oferta de ao menos 50% da carga horária, as universidades precisam solicitar o reconhecimento do novo curso. Este reconhecimento é um quesito obrigatório para que a instituição possa emitir diplomas. O reconhecimento só acontece depois de uma análise de documentos e visitas à universidade, sendo válido apenas para o que foi indicado de vaga registrado na portaria.

O correspondente a um terço das quase 50 mil vagas totais está sendo ofertada em São Paulo. De acordo com os documentos do Ministério, mais de 15 mil delas estão no estado do sudeste. Minas Gerais vem em seguida, com o reconhecimento de 3.700 em 29 cursos, e depois Bahia, com 20 cursos e quase 3.500 vagas.

Divisão

Os números apontam que quase metade das oportunidades estão na região sudeste. As universidades paulistas são as que mais concentram as vagas nos novos cursos reconhecidos. São 84 instituições.

A portaria indica que apenas nove dos mais de 300 cursos estão oferecendo mais de 400 oportunidades, e oito dele são localizados no estado de São Paulo. Ofertando mais vagas está o curso de bacharelado em enfermagem, na Universidade de Mogi das Cruzes. De acordo com o MEC, a universidade está autorizada a ofertar até 720 vagas para o curso.

O curso de direito no campus de Campinas da Universidade Presbiteriana Mackenzie também foi reconhecido, ofertando agora 480 vagas. Na Unip, a Universidade Paulista, estão sendo oferecidas até 460 vagas nos cursos de: curso tecnológico de análise e desenvolvimento de sistemas em Campinas, educação física em São José do Rio Pardo e engenharia de produção mecânica em Limeira.