Publicado em: quarta-feira, 07/03/2012

Mec anuncia que material didático terá conteúdo multimídia em 2014

O Ministério da Educação informou ontem, terça-feira (6), que estará aberto até o dia 1º de maio o período de pré-inscrição de obras didáticas para os anos finais do ensino fundamental, que se referem ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), para o ano de 2014.

As editoras poderão pela primeira vez apresentar objetos educacionais digitais, como forma de complemento aos livros impressos. Esse material multimídia, que incluirá jogos educativos, simuladores e infográficos animados, deverá ser enviado aos alunos juntamente com o material impresso.

Conteúdo multimídia

Os novos livros didáticos também contarão com endereços online para que os alunos possam acessar o material multimídia, que funcionará como complemento do assunto estudado. “O DVD é um recurso adicional para as escolas que ainda não têm internet, além de tornar as aulas mais modernas e interessantes”, explicou a coordenadora-geral do programa do livro didático do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sonia Schwartz.

Conforme estabelecido pelo Edital nº 6/2011 do FNDE, os livros que forem inscritos pelas editoras irão ainda passar por uma seleção. As obras aprovados irão integrar o Guia do Livro Didático 2014, que irá conter um resumo de cada uma das obras, permitindo que professores e diretores tenham uma indicação das mais adequadas ao processo pedagógico.

De acordo com as previsões do FNDE, serão adquiridos 93 milhões de exemplares. O cadastramento das obras pelos detentores dos direitos autorais precisa ser feito na página do FNDE na internet.