Publicado em: terça-feira, 16/04/2013

MEC anuncia pacote de 2 bilhões para construção de creches

MEC anuncia pacote de 2 bilhões para construção de crechesO Ministério da Educação pretende construir 6 mil creches e pré-escolas até o ano que vem em todo o país. O comunicado foi divulgado na última semana através do ministro Aloízio Mercadante, que afirmou que serão gastos em média R$ 2 bilhões. Os recursos serão obtidos 75% através do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) e o restante ficou sob responsabilidade do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Através da assessoria de imprensa o MEC informou que 888 creches estão concluídas e 659 estão funcionando, afirmou que mais de 2000 estão em fase de construção, além das unidades que estão em processo licitatório.

O ministro destacou que entende que creche não é apenas o local onde a mãe deixa o filho para poder ir trabalhar, é sim um importante passo para a formação pedagógica da criança. Na ocasião, Mercadante também ressaltou a relevância do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa programa que garante que toda criança de até oito anos deverá ser alfabetizada. Para este programa que conta diretamente com a parceria de instituições estaduais e municipais o valor de investimento será de R$ 3,3 milhões.

Para o ensino médio a grade curricular deve ser mais próxima às questões abordadas no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), segundo o ministro. O MEC busca fechar um acordo para reestruturar o Ensino Médio e diminuir a evasão escolar, muito comum nesta faixa etária. Ainda entre as novidades destacadas pelo governo federal está o programa Ciência Sem Fronteiras, com o ensino de uma segunda língua para jovens que estudam no exterior e queiram aperfeiçoar o idioma através de metodologia online. A meta é ultrapassar 40 mil bolsas ao final de abril.