sexta-feira, abril 19, 2024
HomeEsportesMcLaren apresenta carro para a temporada de 2014 da Formula 1

McLaren apresenta carro para a temporada de 2014 da Formula 1

McLaren apresenta carro para a temporada de 2014 da Formula 1A expectativa finalmente terminou. Após semanas de ansiedade, os fãs da McLaren puderam finalmente conhecer o MP4-29, modelo que a equipe britânica utilizará na temporada de 2014 da Formula 1. O carro foi apresentado no McLaren Technology Centre, na manhã desta sexta-feira, 24 de janeiro, com transmissão pela internet através do site oficial da equipe.

A ansiedade dos fãs da McLaren tem um motivo especial: a equipe, que se acostumou a brigar por títulos nas últimas temporadas, ficou apenas com a quinta posição no mundial de construtores da temporada de 2013. Na apresentação estavam presentes Jenson Button e o novato Kevin Magnussen, além de Stoffel Vandoome, piloto reserva da equipe.

Aparência

O novo regulamento da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para a Formula 1 estipula que o bico dos carros tenha somente 18,5 centímetros. Em 2013, o número era de 55 centímetros. Por isso, muitos fãs de Formula 1 acreditavam que os novos modelos desta temporada seriam muito feios. A McLaren mostrou que, apesar da mudança radical, as “flechas de prata” continuam chamando atenção pela beleza. O novo bico se tornou apenas mais um detalhe.

Ainda assim, o MP4-29 dividiu opiniões. Muitos consideraram que o bico da McLaren está muito parecido com o da Williams, que apresentou seus modelos para 2014 nesta quinta-feira. Visto de frente, o MP4-29 apresenta um bico em formato de M. Outro detalhe que chamou bastante atenção foi o baixo número de patrocinadores estampados no modelo, o que deixou o carro com uma aparência mais limpa. Recentemente, a McLaren encerrou sua duradoura parceria com a Vodafone, empresa de telefonia que era uma das principais patrocinadoras da equipe.

Motor

Além da Vodafone, o MP4-29 também marcará o fim de outra parceria longa da McLaren. Após 19 anos, chegará ao fim a parceria entre McLaren e Mercedes. A partir da próxima temporada, os britânicos passarão a utilizar motores Honda. Outra mudança considerável para 2014 será a utilização de motores V6, em substituição aos antigos V8.

Próximos lançamentos

A Lotus, conhecida por sua irreverência, deu as caras novamente nesta sexta-feira. A equipe resolveu divulgar as primeiras imagens de seu novo carro no mesmo horário do anúncio da McLaren. A Ferrari, outra equipe que busca o retorno às disputas pelo título em 2014, fará a apresentação de seu novo modelo neste sábado. A performance da Ferrari em 2014 é aguardada também com muita ansiedade, principalmente devido à dupla de pilotos Kimi Raikkonen e Fernando Alonso. O modelo será apresentado, como manda a tradição, em Maranello, na Itália.

Apesar de rivais históricas, McLaren e Ferrari têm um objetivo comum em 2014: finalmente desbancar a Red Bull, que reina soberana na Formula 1 nos últimos quatro anos. A Red Bull ainda não apresentou seu modelo para 2014.

Mudanças

De acordo com Sam Michael, diretor de esportes da McLaren, este foi o ano que apresentou mudanças mais relevantes nas últimas duas décadas. Por isso, para ele, as primeiras corridas da temporada podem trazer alguns problemas de confiabilidade.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias