Publicado em: quarta-feira, 07/12/2011

McDonald’s deve pagar multa milionária devido à promoção

Nesta terça-feira, dia 6 de dezembro, o Procon de São Paulo divulgou no Diário Oficial que o McDonald’s será multado pela venda de brinquedos junto com os alimentos. A multa é de mais de R$ 3 milhões, mas a empresa pode recorrer da decisão. A denúncia foi feita no ano passado pelo Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana.

De acordo com a acusação, a associação de alimentos com brinquedos, vendidos através do McLanche Feliz, faz com que o McDonalds desenvolva “uma lógica de consumo prejudicial” além de incentivar a “formação de valores distorcidos, bem como a formação de hábitos alimentares prejudiciais à saúde”.

O McDonald’s é famoso por suas campanhas que permitem que a criança leve para casa, além do lanche composto por produtos da marca (batatas fritas, hambúrguer, nuggets, refrigerante ou suco), um brinquedo. Desde que a denúncia foi feita pelo Instituto Alana para o Procon, aproximadamente mais 18 promoções como esta foram desenvolvidas para as crianças. A campanha deste mês tem brinquedos dofilme “Gato de Botas”.

De acordo com Ekaterine Karageorgiadis, advogada do Projeto Criança e Consumo, o marketing feito pela empresa de fast food é muito agressivo e “se aproveita da vulnerabilidade infantil para vencer”. O McDonald’s, por sua vez, afirma que “respeita rigorosamente as diretrizes legais na comunicação com seus públicos” e que não irá comentar os detalhes do processo.