Publicado em: segunda-feira, 10/06/2013

Maurice Sendak recebe homenagem

Maurice Sendak O autor e ilustrador Maurice Sendak completaria 85 anos durante esta segunda-feira (10) e ganhou uma homenagem do Google. O Google traz na sua página inicial de hoje os principais desenhos que o premiado artista norte-americado criou. A publicação de Sendak que teve mais impacto é Onde Vivem os Monstros, que é voltado para o público infantil.

Na animação aparece Max, um dos maiores personagens do livro mais famoso, que anda por cenários diferentes e dá prosseguimento para outras obras do autor como In The Night Kitchen, Bumble Ardy e também Os Sete Monstrinhos. No fim desta pequena história as ilustrações ficam reunidas e parabenizam Sendak pela data que iria marcar o aniversário do artista.

Sendak nasceu no dia 10 de junho de 1928, na cidade de Nova York e iniciou no ano de 1951 a carreira de autor e ilustrador na área de livros infantis. A primeira publicação ocorreu 5 anos após com Janela de Kenny. O trabalho mais famoso de Maurice Sendak Onde Vivem os Monstros foi lançado no ano de 1963.

Nesta obra o autor conta a história de Max, que é um menino que quando veste a sua fantasia de lobo apronta dentro de casa e acaba de castigo. Max então precisa ir até o seu quarto e, quando se deita, começa a imaginar histórias, viaja para um lugar repleto de monstros onde enfrenta muitas aventuras.

A publicação chegou a ter mais de 17 milhões de cópias vendidas apenas nos Estados Unidos e já chegou a ser traduzida para 20 línguas. O livro recebeu prêmios por melhor ilustração em 1963 e no ano seguinte ganhou a Medalha Caldecott, que é destinado ao autor com a melhor obra infantil no ano.

O autor-ilustrador morreu no dia 8 de maio do ano passado por complicações em um derrame cerebral. O acervo ainda tem importância para o mundo gráfico e a obra O Livro de Meu Irmão, que foi um poema escrito e ilustrado por Sendak, feito em homenagem ao irmão Jack também já falecido foi lançado postumamente no começo deste ano.