Publicado em: segunda-feira, 10/06/2013

Maurice Sendak ganha homenagem do Google

Maurice SendakO autor e ilustrador infantil Maurice Sendak, que hoje completaria 85 anos de idade, foi o homenageado pelo Google em sua página inicial do dia 10. Um doodle animado diverte os usuários do maior motor de buscas do mundo, trazendo as principais ilustrações de Sendak, um premiado artista norte americano. A publicação mais marcante de Sendak é o “Onde Vivem os Monstros”, criado pelo artista com foco nas crianças.

A animação do doodle começa com o personagem Max, um dos principais de seu mais famosos livro, que vai caminhando por vários cenários e dando sequência e destaque para outras figuras e obras de Sendak, entre elas, Os Sete Monstrinhos, Bumble Ardy e In The Nigth Kitchen. Ao final da animação, todas as ilustrações aparecem reunidas parabenizando Sendak pela idade que marcaria essa comemoração.

Sendak nasceu em 1928, na cidade de Nova York. Sua carreira de ilustrador e autor teve início apenas em 1951, sendo que a publicação aconteceu apenas cinco anos depois, com a obra Janela de Kenny. A obra mais famosa, Where the Wild Things Are, foi lançada apenas em 1963, 12 anos mais tarde, tratando de um mundo de imaginação das crianças, seu público alvo. Esta publicação chegou a alcançar mais de 17 milhões de cópias vendidas apenas nos Estados Unidos, marcando também obras traduzidas para mais de 20 idiomas.

O artista ainda participou de outros projetos, ligados à animações para televisão, ballet e também ópera. A carreira ainda ficou marcada pela conquista de importante prêmios na área das artes, como, por exemplo, o Prêmio Internacional de Literatura Infantil Astris Lindgren, em 2003 e o Prêmio Hans Christian Andersen de Ilustração.

Sendak faleceu em decorrência de complicações resultantes de um derrame cerebral, aos 83 anos de idade. O acervo do artista ainda tem muita importância e influência no mundo gráfico atual.