quinta-feira, abril 25, 2024
HomeBrasilMassa polar intensa provoca frio na região Sul

Massa polar intensa provoca frio na região Sul

Esta quarta-feira (28) apresentou um frio considerado histórico. Segundo os meteorologistas da Somar, não foi somente a massa de ar polar mais forte de 2012 que atingiu o sul do país, mas sim a maior onda de frio no mês de março que há muitos anos não era registrada. Em cidades como Em Porto Alegre, a temperatura ficou abaixo de 12°C e é a menor registrada desde março de 2000. Já na cidade de Curitiba, as temperaturas não caiam tanto desde março de 2004. E além do Sul do Brasil, o frio já avançou pelos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

No Rio Grande do Sul, até o final da madrugada fazia 2,9°C, sendo que a sensação térmica era de -4,4°C em São José dos Ausentes, a menor para um mês de março há pelo menos seis anos, quando foi instalada a estação meteorológica. Já no Morro da Igreja, localizada em Urubici, na Serra de Santa Catarina, os termômetros apontaram -0,9°C às 6h, sendo a sensação de -13°C, a menor desde pelo menos 2007. No estado do Paraná, destaque para a temperatura de 4,5°C e sensação de -0,5°C em Inácio Martins. Apesar disso, estes números ainda não estão sendo considerados definitivos. Estima-se que a temperatura possa cair ainda mais em certas regiões.

Segundo as informações divulgadas pelos meteorologistas da Somar, além do frio registrado, há ainda uma frente fria, que está avançando através das Regiões Sudeste e Centro-Oeste.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias