Publicado em: quarta-feira, 06/02/2013

Mary Leakey recebe homenagem pelo seu 100° aniversário

Mary LeakeyMary Leakey recebeu hoje uma homenagem do Google pelo seu 100° aniversário, a página inicial geralmente faz homenagens com os Doodles (no lugar da logo do site) e hoje uma arqueóloga inglesa está na home do site de busca. O nome dela é Mary Leakey e ganhou notoriedade por descobrir o primeiro fóssil de primata. Com a descoberta, ela colocou em xeque teorias criacionistas e apresentou o fóssil do que poderia ser o primeiro ancestral humano, em 1948. A descoberta ganhou o nome científico de proconsul africanus.

Mary Leakey, se estivesse viva, estaria fazendo hoje com 100 anos, mas a arqueóloga faleceu em 9 de dezembro de 1996, no continente africano. A arqueóloga era casada com Luis Leakey e ele era quem publicava as pesquisas e descobertas dela. Entre a década de 50 e 80, o casal publicou quatro livros de arqueologia.

A homenageada do dia fez descobertas importantes também na área de paleoantropologia (estudo de fósseis de humanos que combina as disciplinas da paleontologia e da antropologia física). Além do proconsul africanus, Mary Leakey descobriu o crânio Zinjanthropus, que lhe renderam importantes pesquisas, descobrindo outros fósseis de valor histórico e científico para a humanidade.

Segundo informações de sites britânicos, desde criança Mary Leakey tinha curiosidade e apreço por esta área e já ajudava em escavações de sítios arqueológicos.

Mary Leakey – Homenagens do Google

Os Doodles são homenagens que o site Google faz em datas importantes e eventos comemorativos. Costuma ser algo informativo e interativo. Por exemplo, em Olimpíadas, muitas modalidades esportivas são lembradas na página inicial, ou aniversário de inventores e personalidades da política ou cultura também já receberam alguma lembrança, como é o caso de Mary Leakey.

Mary Leakey – Confira algumas fotos da arqueóloga

Mary Leakey

Mary Leakey

Mary Leakey

Mary Leakey