Publicado em: quarta-feira, 06/02/2013

Mary Leakey recebe homenagem do Google

Mary LeakeyO doodle do Google de hoje, traz o desenho da arqueóloga Mary Leakey homenageada em seu 100º aniversário. A pesquisadora foi quem descobriu o físsil de primata extinto e que poderia ser o ancestral dos humanos, o proconsul africanus. Descoberta de Mary aconteceu no ano de 1948. A arqueóloga nasceu no dia 6 de fevereiro de 1913, na cidade de Londres, na Inglaterra. A morte de Mary está datada em 9 dezembro de 1996, no Quênia. As primeiras pesquisas dela foram publicadas pelo seu marido, Luis S. B. Leakey.

De acordo com a Enciclopédia Britânica, Mary iniciou suas pesquisas arqueológicas ainda na infância ajudando a escavar em um sítio. A partir disso, ela foi desenvolvendo habilidade como desenhista do material encontrado pelo grupo de pesquisadores. Mary tem pelo menos quatro livros publicados sobre suas descobertas. As publicações aconteceram entre os anos de 1950 e 1983.

Na imagem do doodle desta quarta-feira (6), ela aparece realizando uma escavação acompanhada de dois cachorros dálmatas. O primata de quem ela encontrou o fóssil deve ter vivido há cerca de 22 milhões de anos. Mary foi casada com o
também arqueólogo Louis Leakey. Além das pesquisas, ela ainda ilustrava o que encontrava nos sítios arqueológicos.

Em várias datas históricas, o Google faz uma homenagem com um desenho ou animação em sua página de buscas. O primeiro foi feito no ano de 1998 e, hoje, há uma equipe de designers trabalhando na criação dos logotipos em aniversários de personalidades e outras datas que marcaram a humanidade.