terça-feira, abril 23, 2024
HomeMundoMary Leakey é homenageada pelo Google em seu 100º aniversário

Mary Leakey é homenageada pelo Google em seu 100º aniversário

Mary LeakeyMary Leakey recebeu hoje do Google, maior site de buscas da internet de todo o mundo um doodle em sua homenagem, a arqueóloga e antropóloga Mary Leakey. Ela, que é de origem britânica, estaria completando 100 anos nesta quarta-feira.

Para quem não sabe, Mary Leakey foi quem descobriu o primeiro esqueleto de proconsul, um tipo de primata que viveu na Terra há cerca de 22 milhões. O proconsul, que hoje já está extinto, seria hominoide, ou seja, ancestrais dos hominídeos. Em toda a sua carreira, Maria Leakey se dedicou a descobrir ferramentas e fósseis de hominídeos e para isso trabalhou durante muitos anos na África.

Foi a arqueóloga e antropóloga a responsável pelo desenvolvimento de um sistema para classificar os utensílios de pedra que encontrava. Além de seu trabalho esclarecer mais sobre a história de desenvolvimento dos humanos, ela conseguiu ainda encontrar 15 novas espécies de animais em suas pesquisas.

Ela foi casada com Louis Leakey, a quem conheceu em uma de suas expedições. Mesmo ele sendo casado na época, os dois mantiveram um romance e tiveram três filhos, que também seguiram com o interesse da família pela arqueologia.

Doodles do Google

Os doodles foram uma maneira encontrada pelo Google, maior site de buscas da internet mundial, homenagear fatos e pessoas que foram importantes para a história de um determinado país ou de todo o mundo. Os doodles são figuras, que podem ser interativas ou não, e que remetem tanto ao assunto ou pessoa que está sendo homenageado, quanto a marca original do Google, seja em suas formas ou cores.

Na imagem desta quarta-feira, 6 de fevereiro, podemos ver o desenho do que seria Mary Leakey com uma ferramenta na mão e acompanhada de diversos cachorros da raça dálmata, que estariam ajudando na sua busca por fósseis e ferramentas.

Mary Leakey – Confira algumas fotos da arqueóloga

Mary Leakey

Mary Leakey

Mary Leakey

Mary Leakey

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias