Publicado em: quarta-feira, 06/02/2013

Mary Leakey é homenageada pelo Google

Mary LeakeyMais uma vez o Google escolheu uma forma diferente de homenagear uma grande personalidade da história em seu aniversário, com a modificação do logo na página inicial do motor de buscas, o já conhecido doodle. As homenagens são tão populares que a empresa montou uma equipe especializada na criação das homenagens.

A comemoração de hoje é pelo 100º aniversário de Mary Leakey, uma importante arqueóloga britânica, que completaria mais um aniversário no dia de hoje. Ela foi a responsável por descobrir o primeiro fóssil no mundo de um primata extinto, tido hoje em dia como ancestral da espécie humana. O fóssil era de um proconsul africanus, encontrada em 1948.

A arqueóloga nasceu no dia 6 de fevereiro de 1913, na capital britânica, Londres. A morte acontece em 9 de dezembro de 1996, já no Quênia. Foi seu marido, Luis S. B. Leakey, quem publicou suas primeiras pesquisas e descobertas. Apesar deste tempo, a paixão de Leakey pela arqueologia começou muito cedo.

Desde criança, de acordo com informações da Enciclopédia Britânica, a pequena Mary já realizava experiências nesta área. Ela contribuiu para as escavações de um sítio arqueológico ainda menina, ganhando com o tempo as habilidades de desenhista das peças encontradas pela equipe. Entre 1950 e 1983, Mary Leakey publicou cerca de quatro livros, revelando o que havia descoberto até então.

Doodles

Já é uma tradição do Google comemorar datas importantes, como aniversários de personalidades e invenções, customizando o logo na página inicial do motor de buscas. Tudo começou em 1998, quando os fundadores da empresa decidiram bolar um logo especial, que informasse os usuários da página que eles estavam fazendo parte do festival Burning Man. Foi o sucesso desta primeira tentativa que estendeu até hoje a realização das homenagens.

Mary Leakey – Confira algumas fotos da arqueóloga

Mary Leakey

Mary Leakey

Mary Leakey

Mary Leakey