Publicado em: sexta-feira, 21/10/2011

Mary Blair é homenageada pelo Google

O Google, sempre cheio de novidades em sua página principal, preparou uma homenagem a animadora Mary Blair. Isto porque, nesta sexta-feira, dia 21 de outubro, a artista faria 100 anos de idade. O Google montou um doodle especial trazendo uma imagem que tem a cara dos trabalhos de Mary Blair.

Mary Robinson Blair frequentou a escola de arte em Los Angeles e inovou a arte de fazer desenhos. Durante a década de 30, Mary pintou aquarelas com temas regionais e trabalhou no Walt Disney Company. Seu talento fez parte da arte conceitual de filmes como Peter Pan, Cinderella e Alice no País das Maravilhas. Ela também fez murais para Disney World e Disneyland, como um enorme mosaico na Disney Contemporary Resort. Além disso, projetou diversas de suas atrações.

Depois da Segunda Guerra Mundial, ela e Lee Blair, seu marido, foram para Nova York, onde Mary criou negócios de arte que fizeram muito sucesso, fez ilustrações de livros infantis, capas de revistas e cenários teatrais. Mary Blair foi homenageada, em 1991, como uma lenda da Disney. Seu trabalho fora da Disney é pouco conhecido, porém muito admirado e copiado por designers, ilustradores e animadores.

A artista morreu em 26 de julho de 1978, de hemorragia cerebral. Seu centenário está sendo comemorado, e o Google fez questão de homenageá-la com um doodle especial. Na homenagem, o Google faz referência aos padrões simplistas que tanto a atraíam, assim como as formas que faziam parte de seus desenhos.