Publicado em: quarta-feira, 12/09/2012

Marta Suplicy assume Ministério da Cultura

Marta Suplicy assume Ministério da CulturaA senadora Marta Suplicy, filiada ao PT de São Paulo, assume na quinta-feira (13) o Ministério de Cultural do Brasil. A solenidade de posse da nova ministra está marcada para as 11 horas da manhã, em Brasília. Ela irá substituir Ana de Hollanda, que saiu do cargo logo após um processo na Esplanda. Ela é a 13º ocupante a deixar o governo desde a posse de Dilma Rousseff.

Marta Suplicy nega qualquer jogada política por parte dela e do candidato do PT para a Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. A senadora e futura ministra de cultura afirma que o convite foi inesperado e que está a disposição do governo de Dilma. Segundo pessoas ligadas ao governo, a presidente Dilma teria ligado para a então Senadora na terça (11) para fazer o convite. No último mês Marta Suplicy teria comparecido duas vezes ao gabinete de Dilma.

No comando do Ministério da Cultura, Ana de Hollanda era criticada pela sua gestão das áreas culturais e mal pagamentos de funcionários. Mas a gota d’água seria uma carta enviada pela ex-ministra ao ministro do planejamento reclamando dos recursos destinados ao seu ministério, pedindo o aumento de verbas. Para auxiliares da Presidente, a atitude foi constrangedora.

A trajetória da nova ministra da cultura

Formada em psicologia, Marta Suplicy também foi apresentadora de televisão antes de se engajar na carreira política. Foi a primeira vice-presidente do Senado, deputada federal de São Paulo, Representada da Câmara de Deputados, líder da bancada federal do PT, Presidente do Grupo Parlamentar Interamericado sobre População e Desenvolvimento (órgão ligado a ONU), prefeita de São Paulo em 2000, Ministra do Turismo em 2007 e Senadora eleita em 2010.

Marta Teresa Smith de Vasconcelos Suplicy quando Ministra do Turismo foi fortemente criticada pela sua gestão descompromissada, quando o setor áreo enfrentava crise. Também conseguiu linhas de créditos para investidores da próxima Copa do Mundo, que ocorrerá no Brasil.