Publicado em: quarta-feira, 23/05/2012

Mark Zuckerberg teria feito acordo pré-nupcial com a noiva

O casamento inesperado do jovem bilionário Mark Zuckerberg despertou interesse de todo o mundo. A cerimônia aconteceu no sábado (19), e muitos se perguntam se o fundador da rede social Facebook teria feito um acordo pré-nupcial com Priscilla Chan, sua, agora, esposa. O patrimônio líquido de Zuckerberg é de 17 bilhões de dólares.

Os especialistas em leis matrimoniais afirmam que é evidente que o casal tenha mesmo assinado um acordo. Se isso realmente aconteceu, tudo que Zuckerberg adquiriu antes do casamento com Priscilla Chan é de sua exclusiva propriedade, mesmo que os dois venham a se separar um dia. Zuckerberg e Chan não comentaram sobre o assunto.

Leis norte-americanas

Com exceção da Califórnia, todos os demais estados norte-americanos seguem as leis de divisão equitativa. Isto quer dizer que, em caso de divórcio, é o tribunal que irá dividir os bens do casal da maneira que achar mais justa. Na maioria dos casos, as propriedades que uma das partes tenha obtido antes da união são de sua exclusividade. No estado da Califórnia, por sua vez, esta divisão também inclui, por exemplo, dividendos de ações que eram administradas antes do casamento e rendimento de imóveis.

Após a união, tudo que for adquirido é tido como “propriedade comum”. A questão debatida pelos especialistas, no caso específico de Zuckerberg, é de sua esposa teria o direito de usufruir de um aumento no valor das ações da rede social do marido na bolsa de valores Nasdaq. Um acordo assinado pelo casal poderia definir se Chan teria ou não uma porcentagem.