Publicado em: segunda-feira, 16/01/2012

Mark Zuckerberg afirma que Google, Amazon e Apple estão “acima” do Facebook

Em entrevista ao jornal dos Estados Unidos ‘The Wall Street Journal’, o executivo Mark Zuckerberg, fundador da rede social Facebook, afirmou que seus principais concorrentes, a Apple, a Amazon e o Google, estão “em outro patamar”. O texto com a entrevista de Zuckerberg foi publicado na edição da última sexta-feira (13). Para o jovem empresário que abandonou a faculdade de Harvard, as empresas que concorrem com o seu negócio estão acima do Facebook.

Ao mesmo tempo em que Zuckerberg reconhece o sucesso dos concorrentes, o executivo afirmou que espera conseguir chegar no mesmo nível em que eles estão. Para Zuckerberg, o tempo pelo qual as três continuam no mercado garantem maior conhecimento e experiência para pensarem em estratégias a longo prazo, além do fato de terem maior número de empregados para trabalharem nas ações de cada objetivo. De acordo com Zuckerberg, seu objetivo nunca foi criar a empresa mais rentável do mercado.

O fundador do Facebook defende que a rede social é um produto, e não um negócio. “A estratégia adotada foi adequada. Nossa missão é conectar as pessoas”, declarou Zuckerberg. A empresa também não começou o seu processo de IPO, que é quando dá início ao processo de venda por ações.

De acordo com o fundador do LinkedIn e acionista do Facebook, Reid Hoffman, “o Facebook tem adiado sua abertura por um longo tempo. O padrão há dez anos era se lançar na bolsa assim que você podia. O modelo agora prevê construir um monte de inércia em torno de seu negócio antes da oferta, e o Facebook tem feito isso. Isso levará a um IPO de alta tensão com uma avaliação sólida”.