Publicado em: quarta-feira, 30/11/2011

Mark Twain homenageado pelo google com doodle especial

O doodle do Google, o logo da marca que homenageia diferentes personalides e contribuidores comemora hoje o aniversário do escritos e humorista americano Mark Twain. O homenageado completaria hoje 176. Além da homenagem tradicional onde o logo da marca traz características que remetam ao homenageado, o doodle de hoje se estende por todo o cabeçalho da página, mostrando uma parede onde crianças pintam a palavra Google.

Twain nasceu no Missouri e começou sua carreira ajudando o irmão em um jornal. Lá ele atuava como tipógrafo, impressor e colunista. Depois disso, trabalhou como piloto de barco a vapor e mineiro, até retornar ao campo do jornalismo. Foi apenas em 1865 que ele publicou o famoso conto “A célebre rã saltadora do Condado de Calaveras”, atraindo a atenção da crítica e do público.

Mais tarde, vem os romances “O mair romance americano” (1884), “Aventuras de Huckleberry Finn” (1885) e as famosas “Aventuras de Tom Sawyer” (1876). Com todo o destaque que adquiriu com essas obras, Twain passou a fazer parte da elite cultural dos Estados Unidos, juntamente com artistas, políticos e outros escritores.

Mark Twain nasceu no dia da passagem do cometa Halley pela Terra e morreu aos 74 anos, em 1910. Coincidentemente, faleceu na véspera de uma nova passagem do cometa. Ele havia escrito: “Será a maior decepção da minha vida se eu não for embora com o cometa”.