Publicado em: quarta-feira, 30/11/2011

Mark Twain homenageado pelo Google

Mark Twain homenageadoEscritor Mark Twain é homenageado

A página inicial do site de buscas Google faz uma homenagem nesta quarta-feira (30) ao escritor norte-americano mais conhecido como Mark Twain, responsável pela criação dos personagens Tom Sawyer e Huckleberry Finn. Apesar de ter se tornado famoso com esse nome, o escritor cresceu como Samuel Langhorne Clemens, nome escolhidos pelos seus pais. A data para a publicação do ‘doodle’ faz referência à data em que Mark Twain nasceu, no ano de 1835.

Tanto as obras quanto a própria personalidade de Mark Twain renderam ao autor grandes reconhecimentos pela sua contribuição à sociedade norte-americana. O romance sobre Hucleberry Finn, por exemplo, foi consagrado como “o maior romance americano”. Uma das principais inspirações para as suas obras é a cidade onde nasceu: Hannibal, em Missouri. Antes de se consagrar efetivamente como escritor de romances, Twain ajudou seu irmão, Orion, na administração de um jornal. Neste momento ele exerceu funções de impressor, tipógrafo e colunista.

Ao mesmo tempo em que Twain conseguiu conquistar mérito pelas suas obras, o autor não teve a habilidade necessária para administrar suas finanças. Em determinado momento, Twain chegou a declarar falência, mas um amigo conseguiu ajudá-lo a quitar todas as suas dívidas, mesmo que a condição de falido o isentasse da responsabilidade legal de fazer tal pagamento.

Até mesmo o momento do nascimento de Twain mostrou que ele seria uma pessoa histórica. Foi durante a passagem de um Cometa Halley que o bebê ganhou vida e quando estava na véspera da passagem do mesmo cometa, em 1910, que Twain faleceu.