Publicado em: segunda-feira, 14/11/2011

Mario Monti é nomeado primeiro-ministro da Itália

O ex-comissário da União Européia e economista Mario Monti está oficialmente no cargo de primeio-ministro da Itália. O anúncio foi realizado por volta das 16h58 de domingo, num comunicado do presidente Giorgio Napolitano. No sábado, o ex-primeiro-ministro Berlusconi entregou seu cargo de premier.

“Eu pretendo executar essa tarefa com um grande senso de responsabilidade à serviço do país. Em um momento de particular dificuldade para a Itália, em uma época turbulenta para a Europa e o mundo, o país passa por um desafio. Devemos às crianças um futuro de dignidade e esperança”, afirmou Monti após sua nomeação.

Atualmente, Monti dirige a Universidade Bocconi em Milão. Ele era o candidato favorito dos mercados e sua indicação já era certa. Ele já foi responsável pela regulação da concorrência de mercado. Agora, ele ainda precisa nomear ministros e obter apoio do Parlamento para enfrentar a crise econômica.

Entre os principais desafios estão: flexibilizar a rígida legislação trabalhista, combater a imensa sonegação fiscal no país e aliviar o peso do sistema de aposentadorias no setor privado.