Publicado em: terça-feira, 08/10/2013

Marina Silva se filia ao PSB

Marina Silva se filia ao PSBMarina Silva, a ex-senadora do Acre oficializou no último sábado, 5 de outubro, sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), partido atualmente presidido pelo governador de Pernambuco, o político Eduardo Campos. Seu destino político ficou em suspense por horas e ela afirmou que sua filiação ainda servirá para apoiar a candidatura de Campos à presidência nas próximas eleições, mas não confirmou se iria disputar como vice em uma chapa encabeçada por Campos. Ela afirmou durante a cerimônia que não estava ali para pleitear nenhuma candidatura, mas para apresentar junto à Campo e ao partido um programa político que permita um alinhamento histórico e acabar de vez com a velha república.

Tudo isso depois da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter rejeita na última semana o registro do partido fundado por Marina, o Rede Sustentabilidade. O TSE alega que não houve comprovação do número total de assinaturas de apoio exigido por lei. Marina Silva chegou a ser convidada por outros sete partidos para integrar as legendas, entre eles o PPS e PEN. Ela se filiou ao PSB no sábado, o último dia permitido por lei para a troca de partidos e novas filiações para quem quer disputar as eleições do próximo ano, prazo que determina exatamente um ano antes da próxima eleição em primeiro turno. Esta aliança entre Marina Silva e Eduardo Campos foi discutida entre a noite de sexta e a manhã de sábado, sendo que Campos esteve em Brasília para uma reunião.

Bazileu Margarido, um dos principais auxiliares de Marina Silva, informou que a ex-senadora teria sem se colocado à disposição para concorrer como vice, mas nada foi oficializado. Campos e Marina já aparecem nas pesquisas eleitorais como pré-candidatos. Marina já apontava a conquista de 16% dos votos, em segundo ligar, enquanto Campos ficava em quarto, com apenas 4%. A decisão de formação da chapa deve ser realizada apenas no próximo ano. Nem Campos ou Marina chegaram a possibilidade dela ser a vice da candidatura de Campos.