Publicado em: segunda-feira, 07/11/2011

Marie Curie homenageada com doodle

Mais uma vez o Google usa de seu artifício, o doodle, para homenagear uma personalidade do mundo. A escolhida de hoje foi a física química Marie Curie. Ela nasceu em 7 de novembro de 1864, em Varsóvia, na Polônia. Seu nome era Maria salomea Skodlowska. Enquanto morava na França para estudar física e matemática na Universidade de Sorbonne, conheceu seu marido, Pierre Curie.

A homenageada tem importantes pesquisas no ramo da radiologia. Além de diversas conquistas, como: ser a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel, e se não bastasse isso, ser também uma das poucas que o ganhou duas vezes. Um dos prêmios foi dividido com o marido, por pesquisas sobre radioatividade.

Com a morte do marido em 1906, que faleceu tragicamente atropelado por uma carruagem em Paris, a universidade de Sorbonne resolveu dar à física a cátedra de Física criada para seu marido. O feito a transformou na primeira mulher a ser professora naquela instituição.

Até o fim de sua vida, Marie destacou mais com seu trabalho político. Ela chegou a defender o uso de aparelhos de radiografia portáteis durante a Primeira Guerra Mundial; levantou fundos para criar o Instituto do Rádio Frânces e dirigiu por algum tempo o Instituto Pasteur. Ela morreu em 4 de julho de 1934 em decorrência de leucemia, que deve ter sido agravada devido as doses de radioatividade a que se expunha.