sábado, abril 20, 2024
HomeEntretenimentoMarie Curie é homenageada

Marie Curie é homenageada

A página inicial do site de buscas Google publica nesta segunda-feira (07) uma ilustração conhecida como ‘doodle’ em homenagem à cientista e vencedora do Prêmio Nobel por duas vezes, Marie Curie. A primeira vez em que foi laureada com o Nobel foi em 1903 e dentro da categoria da Física, mas dividiu o reconhecimento com seu marido, Pierre Curie, e Henri Becquerel. A segunda ocasião foi em 1911 e dentro da categoria da Química, quando venceu por conta própria.

O desenho do Google mostra a cientista sentada em frente à sua mesa com frascos de elementos químicos e a logo do site em ilustração de fundo na mesma imagem. O traço da ilustração passa a ideia de pintura em pontos. Quando Curie recebeu a segunda homenagem do Nobel ela passou a ser a primeira pessoa a receber duas vezes a premiação. O prêmio da Física foi concedido pelas suas descobertas no campo da radioatividade, enquanto a categoria da Química reconheceu a sua descoberta dos elementos rádio e polônio.

De origem polonesa, sendo sua cidade natal a atual capital Varsóvia, Curie teve que deixar seu país depois de ter começado a desenvolver seus estudos na área da formação científica. Primeiramente, o destino escolhido foi a Cracóvia, que naquela época fazia parte do Império da Áustria.

Na sequência, Curie mudou-se para a França, onde terminou seus estudos. Foi na cidade de Sorbonne onde Curie conseguiu obter sua licenciatura em física e matemática. Curie conheceu seu marido em 1894 e no ano seguinte se casou com ele.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias