sexta-feira, abril 26, 2024
HomeEntretenimentoMarie Curie: cientista é homenageada pelo Google

Marie Curie: cientista é homenageada pelo Google

É muito comum o Google homenagear grandes nomes alterando o seu doodle. Nesta segunda-feira, dia 7 de novembro, a personalidade escolhida foi a cientista Marie Curie, que faria aniversário hoje. Ela nasceu em 1867, na Polônia, e estudou em pequenas escolas, conseguindo o nível básico de formação científica, assim como seu pai.

Ela estudou, com seu marido, materiais que produziam radiações em busca de novos elementos. Em 1898, ela divulgou a descoberta de uma nova substância para a Academia de Ciências de Paris. Depois de muitos anos de trabalho e pesquisa, os cientistas conseguiram isolar dois elementos químicos. Um deles foi chamado polônio e o outro rádio.

Marie Curie, Pierre Curie e Antonie Henrie Becquerel receberam em 1903, então, o prêmio Nobel de Física. Marie foi a primeira mulher a receber este prêmio. Mais tarde, ocupou o lugar do marido como professora de Física Geral na Faculdade de Ciências, sendo, mais uma vez, a primeira mulher a ocupar tal cargo. E em 1911, ela recebeu o prêmio Nobel de Química.

A cientista teve papel muito importante na física e na química, e foi reconhecida em vida por seus grandes feitos. Marie Currie foi a primeira pessoa a receber por duas vezes o prêmio Nobel. Mais tarde, Linus Pauling também ganhou dois Prêmios Nobel, porém Marie foi a única pessoa a receber duas vezes este prêmio duas vezes em áreas científicas.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias