Publicado em: sábado, 26/05/2012

Marcha das Vadias acontece neste sábado

Acontece neste sábado (26), a segunda edição da Marcha das Vadias, manifestação mundial que protesta contra violências às mulheres. A concentração está prevista para as 13h na praça do Ciclista, localizada na avenida Paulista, em São Paulo. Antes da marcha sair, ainda acontecerá uma oficina de cartazes, além da concentração de uma bateria de escola de samba.

Além de São Paulo, a mobilização, nacionalmente organizada, acontece também neste sábado em mais 13 cidades, incluindo Porto Alegre, Salvador, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, entre outras. Em algumas cidades, como em Araraquara, o manifesto já aconteceu ou só vai acontecer depois da data nacional. Com isso totaliza-se pelo menos 22 manifestações em 2012.

No ano passado, a marcha aconteceu em junho e reuniu em torno de 300 pessoas na praça do Ciclista, de acordo com a estimativa da Polícia Militar. Entretanto, o evento repercutiu bastante nas redes sociais, chegando a ter em sua página do Facebook mais de 6.000 pessoas confirmadas para participar.

Madô Lopez, organizadora da marcha em São Paulo, contou em seu blog que já foi provocada devido às roupas que usava, com cantadas e gracinhas da parte dos homens. Ela pede para que as mulheres deixem de serem recriminadas e discriminadas nas ruas por usarem saias, leggings, vestidos justos, e de serem reprimidas e intimidadas por serem mulheres. “Queremos nos sentir sensuais, bora pras ruas mulherada! Não é porque uso saia que sou puta!”, afirmou.