quarta-feira, abril 24, 2024
HomeSaúdeMantendo a saúde em dia

Mantendo a saúde em dia

Saúde em diaCom o início do ano novo uma das promessas mais frequente é cuidar da saúde. Ter uma alimentação balanceada com alimentos nutritivos, controlar o stress e praticar atividades físicas são importantes, mas tem algo que muitos tem preguiça de fazer, é o tal do check-up anual.

Todas as pessoas, em qualquer idade, devem fazer exames médicos de tempos em tempos. Essa precaução deve ser efetuada para evitar o aparecimento de algum tipo de doença, ajudando a tratar e ter o diagnóstico precocemente. Pessoas que tem predisposição a enfermidades devem ter atenção redobradas em seus exames, principalmente: obesos, sedentários, fumantes, idosos e pessoas que têm histórico de doenças na família.

Para o clínico geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (SP), Arnaldo Lichtenstein, uma ótima avaliação com um médico começa com uma boa e longa conversa em uma consulta. Ele explica que o médico deve fazer um exame clínico bastante cuidadoso, deve conhecer bem o paciente, recomendar as vacinas necessárias e é claro, quando preciso, solicitar mais exames.

Seja mais saudável

Cuidar da saúde não significa apenas repetir vários exames todos os anos. O excesso de exames sem a indicação de um médico pode gerar apenas mais gastos e preocupações desnecessárias. Danielli Haddad, coordenadora de um centro de acompanhamento de Saúde e também Check-up do Hospital Sírio-Libanês, explica que o problema de fazer muitos exames invasivos podem ser inúteis.

Ela explica que geralmente quem precisa de check-up, exames que ajudam a estipular quais exames devem ser feitos por determinado paciente, ajudam a nortear os médicos quanto possíveis doenças dos pacientes. Algumas diretrizes elaboradas em cima de estudos científicos – realizados com mais de 15 mil pessoas em mais de 10 anos -, indicam o procedimentos que podem até salvar a vida de um considerável número de pessoas.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias