Publicado em: terça-feira, 09/08/2011

Mantega diz que Brasil está preparado para enfrentar nova crise

O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira (8) que o Brasil está preparado para enfrentar a crise, porém, não está imune a ela. Ele aproveitou para avaliar a nova baixa avaliação da economia norte-americana por uma agencia de risco. “Os mercados estão nervosos porque perderam a confiança”.

Na segunda-feira, as bolsas de valores em todo o mundo encerraram os seus pregoes em queda, abaladas com a avaliação de rebaixamento da note de crédito dos Estados Unidos, realizada pela agencia de risco Standard & Poors. O país passou de AAA (confiança máxima) para AA+.

Para Mantega, a situação da crise de agrava com a deterioração das bolsas e que para o Brasil “o importante é fortalecer a situação fiscal brasileira”. O ministro ainda destaca que o país possui um mercado consumidor dinâmico e que para sair dessa situação, “é preciso converter esse ciclo de confiança”.

O ministro afirmou que o país deve superar a crise, já que não está no epicentro e possui mais reserva do que em 2008. Mantega também prometeu “uma surpresa, a cada mês, no resultado fiscal, porque os norte-americanos vão continuar despejando dólares no mercado”. Ele destacou a importância da morte norte-americana, por ser uma moeda sólida.