Publicado em: terça-feira, 27/12/2011

Mantega diz que Brasil deve demorar 20 anos para ter padrão de economia europeia

O ministro da Fazenda , Guido Mantega, comentou nesta segunda-feira (26) que mesmo os índices apresentarem crescimento da economia brasileira, o país deve levar de 10 e 20 anos para conseguir alcançar o padrão da Europa.

“Vamos ter de continuar crescendo mais do que esses países, aumentar o emprego e a renda da população. Nós temos um grande desafio pela frente”, afirmou Mantega em nota oficial.

No dia, um índice britânico infirmou que ainda no final deste ano a economia do Brasil deve ocupar a sexta posição de maiores do mundo, ocupando o lugar do Reino Unido. Mantega aproveitou para comentar que durante períodos de crise na zona do euro, os países emergentes devem aproveitar para crescer.

“Os países que mais vão crescer são os emergentes, como o Brasil, a China, a Índia e a Rússia. Dessa maneira, essa posição vai ser consolidada e a tendência é de que o Brasil se mantenha entre as maiores economias do mundo nos próximos anos”, disse Mantega.

Na avaliação do Ministro, o brasil é considerado um país “respeitado e cobiçado”. Tanto que os investimentos estrangeiros diretos devem somar US$ 65 bilhões este ano”, explicou.