Publicado em: sábado, 26/11/2011

Manifestantes aumentam protestos contra trem que traz resíduos radioativos

Neste sábado, dia 26 de novembro, os manifestos contra o trem contendo resíduos radioativos aumentaram na Alemanha. Enquanto isso, o trem se aproxima do deposito de Gorleben, cercado por intenso esquema de segurança. Os maiores incidentes ocorreram em Eicheenberg, onde 20 manifestantes conseguiram ultrapassar a barreira policial e detiveram o comboio.

Os ativistas impediram também que o comboio seguisse quando passava pela região do Palatino. O esquema de segurança do trem, que conta com 20 mil soldados, adotou uma nova estratégia para este ano e preferiram a “tolerância zero”. Segundo o jornal Berliner Tageszeitung, os soltados agiram com força contra os manifestantes.

Está previsto um grande protesto para este sábado contra a energia atômica em Dannenberg. Os organizadores do protesto pretendem reunir milhares de manifestantes. Porém, ainda não é possível saber quando o comboio chegará a este local. Neste ponto, os 11 contêineres que carregam 2,5 mil toneladas de resíduo radioativo serão transferidos para caminhões que farão os últimos quilômetros do percurso.

Não é de hoje que este trem com lixo radioativo gera manifestos de grupos não favoráveis a energia atômica na Alemanha. Os manifestos deste ano são os primeiros depois que a chanceler Angela Merkel aprovou o “blecaute” nuclear, sob o efeito da tragédia na usina de Fukushima, no Japão.