Publicado em: domingo, 09/03/2014

Manchester City prepara proposta milionária para Messi

Manchester City prepara proposta milionária para MessiO Manchester City, equipe que ocupa a quarta posição no Campeonato Inglês, está se preparando para fazer a maior proposta da história do futebol por um jogador. O objetivo dos ingleses é ambicioso: tirar Lionel Messi do Barcelona. Para isso, a equipe estaria disposta a desembolsar nada menos do que 200 milhões de euros, algo em torno de R$640 milhões. A informação sobre a possível proposta foi inicialmente divulgada pelo periódico espanhol El Confidencial.

O valor oferecido pelo Manchester City diz respeito à multa rescisória do craque argentino. Caso a negociação se concretize, será de longe a mais cara da história do futebol. O valor é superior ao dobro do que o Barcelona gastou para contratar Neymar.

Salários

Além da proposta de 200 milhões de eurs, o City também estaria disposto a oferecer a Lionel Messi um contrato anual de 25 milhões de euros – quase R$80 milhões. Segundo o El Confidencial, tanto Messi quanto seu empresário já estão cientes da proposta.

Esta não é a primeira vez que surgem especulações sobre uma possível venda de Lionel Messi. Recentemente foi divulgado que o Paris Saint-Germain, da França, estaria negociando com o pai de Messi a possibilidade de transferi-lo para a equipe. Contudo, na ocasião, nenhum valor foi divulgado.

Finanças

Embora seja ainda uma especulação, a saída de Messi do Barcelona poderia permitir à equipe catalã uma reorganização em suas finanças. Recentemente, o clube teve de resolver problemas relacionados à contratação de Neymar. Devido à suspeita de omissão de valores na transferência do brasileiro, o Barça teve de pagar 13,5 milhões de euros em impostos, fazendo com que Neymar alcançasse o custo de 99,7 milhões de euros, o que fez dele o atleta mais caro da história. A proposta do City por Messi ajudaria o Barcelona a reequilibrar seus cofres.

Fase

Há tempos, surgem rumores na Espanha de que Messi não viveria um bom momento interno no Barcelona. Em sua recente publicação, o El Confidencial reforçou estas suspeitas. De acordo com o jornal, o atacante argentino tem sido cobrado por seus companheiros de clube para que tenha mais espírito de grupo e dedicação. De acordo com as especulações de bastidores, Messi estaria se mostrando distante e apático nos últimos tempos. Por isso, uma mudança de clube também poderia ser benéfica para o argentino, que não tem conseguido repetir o desempenho excepcional de outras temporadas.

Na última temporada, Lionel Messi foi o artilheiro do Campeonato Espanhol com folga, marcando 46 gols em 38 partidas, doze a mais do que o eterno rival Cristiano Ronaldo. Na temporada 2013-2014, entretanto, o argentino ficou de fora de muitas partidas do Barcelona, devido a lesões. Por isso, o atacante está praticamente fora da disputa pela artilharia da competição. Após 26 rodadas, Messi marcou 15 gols, contra 23 de Cristiano Ronaldo. No momento, o argentino é apenas o quarto maior artilheiro da competição, empatado com Sanchez (Barcelona), Benzema (Real Madrid) e Griezmann (Real Sociedad). O brasileiro Diego Costa é o vice-artilheiro do torneio, com 21 gols marcados.