Publicado em: terça-feira, 27/03/2012

Mancha e Gaviões são proibidas em estádios de SP

A Federação Paulista de Futebol (FPF) emitiu um comunicado na tarde de segunda-feira (26) em que proíbe a entrada das torcidas organizadas Gaviões da Fiel, do Corinthians, e Mancha Alviverde, do Palmeiras nos estádios de futebol. A decisão foi tomada após a morte de um torcedor durante uma briga entre as duas facções, no domingo, horas antes do clássico entre as duas equipes.

A FPF afirmou que a decisão tem como principal motivo a tentativa de manter a ordem nos estádios paulistas, e não determinou um prazo para a suspensão. De acordo com a nota, as duas torcidas estarão proibidas de frequentar os estádios até que os culpados pela morte do torcedor sejam esclarecidos e punidos.

Um encontro marcado pela internet durante a semana, reunindo cerca de 500 torcedores, resultou na morte de André Alves Lezo, que levou um tiro na cabeça. Dois torcedores foram presos, mas nenhuma arma foi encontrada com eles.

Esta não é a primeira vez que as organizadas são banidas dos estádios em São Paulo. A organizada do Palmeiras chegou a ser extinta pela Justiça, em 1995, também por conta de episódios violentos, mas acabou sendo fundada novamente, com o nome de Mancha Alviverde.