sexta-feira, abril 26, 2024
HomeSaúdeManaus antecipa campanha contra dengue

Manaus antecipa campanha contra dengue

Na última sexta-feira (14) a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus infirmou que vai adiar o início do programa “Operação Impacto de Combate à Dengue”. A decisão foi tomada por conta das chuvas que estão começando mais cedo em 2011. A informação foi dada durante o último boletim de Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). De acordo com os dados, o numero de casos está 1,3% da população.

Segundo os índices estabelecidos pelo Ministério da Saúde, os numero indicados pelo LIRAa na prefeitura de Manaus, o risco para uma epidemia de casos
E considerado médio. Nos últimos meses, a cidade conseguiu registrar uma queda no total de casos registrados. Em janeiro, o numero era d 4,4% da população.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, a redução de casos consegue refletir as estratégias e programas utilizados pela Vigilância Epidemiológicos que realizam uma maior mobilização de combate junto aos moradores da cidade. Um dos programas mais importantes é o “Um dia Contra a Dengue”, que acontece todo mês.

Outra preocupação para o adiantamento do programa são os riscos de uma epidemia a dengue tipo 4, novo fenótipo que tem aparecido em algumas cidades. O secretario de Saúde afirma que existe um risco maior uma vez que a população está mais suscetível já que não tem os anticorpos necessários para este tipo. A secretaria vem tomando ações para evitar que a cidade registrou um novo surto, como aconteceu no começo deste ano.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias