Publicado em: segunda-feira, 16/02/2015

Malhação precisa inovar para conseguir manter audiência

A novela teen da Rede Globo, Malhação, completa em 2015 20 anos consecutivos na televisão brasileira, conquistando gerações seguidas do público adolescente. Em partes, a longevidade e sucesso do programa se deve a constante renovação do elenco, além de mudanças nos autores e também na direção da trama adolescente. Durante todos esses anos de sucesso, a Malhação foi o cenário em que novos rostos foram revelados, temas importantes à faixa adolescente foram discutidos, transitando entre temporadas boas e ruins a cada ano.

A história da trama atual de Malhação que está no ar não registra números altos na audiência, como ocorria no passado, quando a novela adolescente chegava a marcar 30 pontos no Ibope, mas com o uso de recursos na internet, vem conseguindo despertar novamente o interesse do público. Hoje, o maior sucesso é o casal Perina, o envolvimento entre Pedro e Karina. Muito dessa sensação do casal se deve ao carisma dos dois atores que vivem a dupla. O carisma dessa dupla atrapalhada conseguiu até mesmo mais destaque que o casal principal da temporada, Duca e Bianca.Malhação precisa inovar para conseguir manter audiência

Os autores precisaram se desdobrar para reinventar o programa, trazendo experiências já testadas em filmes adolescentes de sucesso. Isso porque Rosane Syartman, a autora, também assinou a direção e roteiro do filme Desenrola, de 2011. Hoje, Malhação está ambienta na Ribalta, uma escola de artes. Essa é uma tentativa dos autores de voltar às origens da Malhação, mas com uma cara nova, misturando sala de aula mas também academia, os dois cenários principais das temporadas anteriores da novela. Misturar música e novela parece estar dando certo, trazendo muita semelhança com o seriado Glee.

Mas a principal função da Malhação continua sendo a de revelar novos talentos. Foi na novela teen que surgiram nomes hoje entre os atores principais da emissora, como o de Marjorie Estiano, Henri Castelli, Cauã Reymond e Carolina Dieckmann. Malhação é também uma forma de segurar o público para as próximas novelas da programação da emissora. No que se refere a dramaturgia, a temporada atual não traz nada muito inovador, mas já debateu questões muito importantes, como uso de drogas, gravidez na adolescência, iniciação no sexo e até mesmo a transmissão de doenças. Os temas são tratados de maneira despretensiosa, atraindo o público para uma pesquisa profunda.