Publicado em: quarta-feira, 22/05/2013

Mais previsões de tempestades e tornados na região central dos EUA

Mais previsões de tempestades e tornados na região central dos EUACidadãos americanos já foram notificados sobre a previsão de tempestades, granizos e até de tornados na para região central do país, como Ozarks e o Vale do Mississippi. Oklahoma já se declarou em estado de emergência em dezesseis de seus 77 condados.

No domingo, houve precipitação de granizo – com pedras de gelo até do tamanho de um punho – na faixa que vai da Geórgia e Minnesota, e um tornado com cerca de 800 metros de diâmetro foi registrado perto de Oklahoma City.

De acordo com informações da imprensa já houve a morte de uma pessoa, um homem. Também foi divulgado que centenas de construções estão muito avariadas e destruídas em Shawnee, condado de Oklahoma.

De acordo com declaração do Serviço Nacional de Meteorologia o risco tem maior potencial de tragédia para o noroeste de Arksansas, o sudeste do Kansas, sul do Missouri, a grande parte territorial de Oklahoma e também há previsão da chegada deste tornado ao norte do Texas.

A atmosfera está muito úmida e promete ficar novamente instável durante a noite, segundo os meteorologistas. A combinação deste clima com favoráveis ventos fortes faz ser possível que ocorram tornados, fortes tempestades com muitos ventos e granizo.

Por causa das tempestades de domingo, a governadora de Oklahoma, Mary Fallin, declarou estado de emergência em 16 condados.

O Serviço Nacional de Meteorologia divulgou um firme alerta através da rede social Twitter um a respeito das condições climáticas de uma cidade ao lado da cidade de Oklahoma. O aviso anunciou que um grande tornado estava a caminho da oeste de Pink. E, que as pessoas deveriam “Protejer-se IMEDITAMENTE em Pink! NÃO ESPEREM!”. O alerta até enfatizou que quem estivesse fora dos abrigos ou em subsolos antitornados poderiam morrer.

O porta-voz do Serviço Nacional de Meteorologia, Pat Slattery, responsável pela região central do país, explicou que este alerta assustador é parte de um teste de uma nova sistemática de alerta, procurando evitar outro episodio como a morte de 158 cidadãos que aconteceu em Missouri em 2011.