Publicado em: quarta-feira, 08/01/2014

Mais novidades na CES

Mais novidades na CESNa véspera de abertura da CES (Consumer Electronics Show), em Las Vegas, o diretor-executivo da Intel, Brian Krzanich, falou sobre os computadores vestíveis. Sim, durante uma hora ele preferiu falar sobre como os aparelhos eletrônicos podem ser conectáveis à internet e serem usados como acessórios para o corpo.

Brian apresentou vários aparelhos e um computador do tamanho de um cartão de memória. O mais interessante é um fone de ouvido inteligente, para quem gosta de praticar exercícios. Ele produz músicas, mede a freqüência cardíaca, informa o tempo que foi percorrido a distância, além de contar as calorias e funciona alinhado com um aplicativo para o celular.

Anunciado também o computador minúsculo, Edison, do tamanho de um cartão SD que pode ter processamento equivalente ao dos antigos Pentium e também poderá ser integrado a roupas e acessórios. Para a demonstração usaram um macacão de uma criança, assim demonstrando os processos de dados e sensores que monitoram a saúde dela.

A Intel dessa vez veio inovando e mostrando que é possível que seus chips integrão um mundo de computadores diminutos e totalmente portáteis. Talvez o motivo que não seja algo tão notório é que os wearables devem ser combinados ou pareados a um outro dispositivo porque, “Nem sempre integram o que você quer e você sempre tem que carregar mais alguma coisa com você”, afirma Krzanich.

Uma boa solução para os pais é o smartwatch, que tem seu próprio sistema de comunicação integrado e não precisa de pareamento com um smartphone. Com a tecnologia Geo Fencing, que usa um GPS ele pode monitorar o a ida dos filhos para qualquer lugar. O relógio indica que horas a criança deve chegar e qual o caminho que ela deverá fazer até seu destino. Poderá também emitir um alerta quando ela sair desse caminho ou até mesmo se estiver atrasada.