Publicado em: terça-feira, 16/08/2011

Mais de 70% da população aprova o governo Dilma

Ao contrário do que muitos pensam a popularidade da presidente Dilma Rousseff está crescendo. A presidente é aprovada por 70,2% da população brasileira, segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) em parceria com o Instituto Sensus que foi divulgada nesta terça-feira (16).

De acordo com os dados da sondagem, o desempenho pessoal da presidente Dilma é desaprovado por 21,1% e é considerada regular por 37,1% dos entrevistados. Não responderam a pesquisa 8,8%. Esta foi à primeira avaliação feita do governo da Dilma Rousseff e ouviu 2 mil pessoas em 136 municípios de 24 estados, entre os dias 7 a 12 de agosto. A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos.

O índice de aprovação pessoal da presidente pode até se comparar ao do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que atingiu 76,7% de aprovação no primeiro mandato em agosto de 2003. Já no segundo mandato de Lula a aprovação do desempenho pessoal atingiu os 64% em junho de 2007.

Quando comparado com os índices anteriores, levando em conta o mesmo período do governo Lula, a reprovação pessoal dele era menor no primeiro mandato, o percentual em agosto de 2003 era de 16,2%. Mas, em seu segundo mandato o ex-presidente era desaprovado por 29,8% da população. O que se pode perceber é que a desaprovação da nova presidente, Dilma Rousseff, 8,7 pontos menor do que a de Lula na primeira avaliação do seu segundo mandato. Dilma ainda é considerada ótima ou boa por 49,2% dos brasileiros.