Publicado em: segunda-feira, 21/11/2011

Lula volta ao hospital hoje para nova sessão de quimioterapia

Na manhã desta segunda-feira, dia 21 de novembro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva retorna ao hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para mais uma sessão de quimioterapia para combater o câncer na laringe, de acordo com o Instituto Cidadania. A hora exata dos procedimentos não foi informada.

Da mesma maneira como aconteceu a primeira sessão no dia 31 de outubro, o ex-presidente deve passar a noite no hospital para que a equipe médica possa acompanhar os resultados e, se necessário, verificar efeitos colaterais rotineiros em pacientes que enfrentam este tipo de tratamento e que possam aparecer em Lula. Na primeira sessão de quimioterapia, Lula não sentiu enjoos com os remédios.

Mais uma sessão do tratamento quimioterápico deve acontecer ainda em 2011. Caso ocorra tudo como o esperado pela equipe médica, o ex-presidente começa as sessões de radioterapia no começo do próximo ano. Ainda não é um planejamento cirúrgico no cronograma do tratamento de Lula.
A perspectiva é que em fevereiro do próximo ano o tratamento já esteja finalizado. Segundo a equipe médica, as chances do petista se curar desta doença são bem altas. Lula foi diagnosticado com câncer na laringe após exames feitos no dia 28 de outubro. Esta doença é mais comum em homens e é potencializa com a ingestão de bebidas alcoólicas e tabagismo.