Publicado em: quinta-feira, 02/02/2012

Lula receberá prêmio por luta contra a pobreza no Brasil

Nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, a fundação holandesa Roosevelt Stichting informou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o contemplado do prêmio International Four Freedoms Award 2012 (Prêmio Internacional das Quatro Liberdades 2012). Lula irá receber este prêmio pela sua luta contra a pobreza no Brasil.

Em seu anuncio, a fundação holandesa afirmou que o ex-presidente é uma inspiração para toda a comunidade internacional, devido a sua “ascensão da pobreza abjeta à Presidência do Brasil, e sua determinação em livrar o Brasil da extrema pobreza e da injustiça social que por tanto tempo flagelou seus cidadãos menos afortunados”. O evento de premiação irá acontecer no dia 12 de maio em Midelburg, na Holanda.

Além do principal prêmio da cerimônia, que será recebido por Lula, a Roosevelt Stichting entregar outras quatro medalhas. Uma será para a emissora de televisão Al Jazeera, pela categoria Liberdade de Opinião e Expressão; outra para a política indiana Ela Ramesh Bhatt, pela sua determinação na luta pelos direitos das mulheres na Índia; também para o arcebispo de Constantinopla Bartolomeu I, que conciliou religiões; e por último para o ministro de Energia iraquiano Hussain al-Shahristani, por interromper a fabricação de armas nucleares.

Os prêmios são distribuídos desde 1982 para instituições ou pessoas de todo o mundo que fizeram algo para garantir a liberdade através de atos pacíficos. A expressão “Quatro Liberdades”, que dá nome ao prêmio, fez parte de um discurso de Franklin Roosevelt, em 1941. No discurso, Roosevelt disse que para que o mundo fosse um lugar seguro era preciso ter quatro liberdades: de culto, de opinião e expressão, das privações e dos temores.