Publicado em: quinta-feira, 14/06/2012

Lula é internado e passará por biopsia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a noite de quarta-feira (13) para quinta-feira (14) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para passar por uma nova biopsia em sua garganta e também por um exame de endoscopia. Esses exames confirmaram que o tumor que se encontrava localizado na laringe do ex-presidente foi eliminado.

Lula deverá ainda passar por uma pequena cirurgia nesta sexta-feira (15) para que o cateter que foi utilizado enquanto ele estava fazendo o tratamento do câncer na laringe seja removido.

De acordo com a assessoria de imprensa do ex-presidente, Lula aproveitou a ida ao hospital para realizar diversos exames. O câncer de laringe regrediu totalmente, mas ainda assim Lula está com um edema na garganta em decorrência da doença. Segundo os médicos, esse nódulo deve ser eliminado em, no máximo, um mês.

Ainda nesta semana, no sábado, 16 de junho, o ex-presidente irá participar do Rio+20, evento mundial sobre meio ambiente que está sendo realizado na cidade do Rio de Janeiro.

Na ocasião, Lula irá fazer parte do primeiro painel da Arena de Encontros Globais que terá como tema a “Erradicação da Pobreza e Desenvolvimento Sustentável”. Também participarão desse painel a ministra Tereza Campello, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente, Pepe Vargas, ministro do Desenvolvimento Agrário e Manoel Cunha, que é presidente do Conselho Nacional das Comunidades Extrativistas. Lula deverá voltar para sua casa, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, ainda no sábado.

Na próxima terça-feira (19), o ex-presidente deverá retornar ao Rio de Janeiro onde terá um encontro com os chefes de Estado de diversos países da África. O assunto discutido nesse encontro será a cooperação em políticas públicas para o desenvolvimento e combate à miséria.