Publicado em: sexta-feira, 27/04/2012

Lula cancela sua viagem à Holanda

Nesta sexta-feira (27), o Instituto Franklin e Eleanor Roosevelt anunciou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua viagem para a Holanda. O ex-chefe de Estado brasileiro iria para a Holanda no dia 12 de maio para receber o prêmio Internacional Four Freedoms Award 2012 (Prêmio Internacional das Quatro Liberdades). No entanto, teve que cancelar a viagem por recomendações de seus médicos.

O comunicado da instituição dizia que os médicos do ex-presidente não o aconselharam a viajar porque ele ainda está se recuperando do tratamento que fez contra o câncer na laringe. Lula irá receber o prêmio Internacional Four Freedoms Award devido ao reconhecimento da instituição pelo seu trabalho pela igualdade social e contra a pobreza no Brasil.

Condecoração entregue ao Instituto Lula

A condecoração será entregue para a diretora do Instituto Lula, Clara Ant, pelo primeiro-ministro interino holandês, Mark Rutte. A cerimônia de entrega do prêmio terá a participação da rainha Beatrix da Holanda. Além de Lula, a política hindu Ela Bhatt também irá receber o prêmio devido a sua luta pelos direitos femininos na Índia.

O ministro de energia do Iraque, Hussein Shahristani, também será condecorado com o prêmio, sendo que este foi preso em 1980 pelo governo de Saddam Hussein por ter impedido que armas nucleares fossem construídas no país. O prêmio Internacional Four Freedoms Award já premiou Sandro Pertini, rei Don Juan Carlos I, Javier Pérez, princesa Juliana da Holanda, Vaclac Havel, entre outros.