Publicado em: segunda-feira, 05/03/2012

Lula apresenta quadro de infecção pulmonar e é internado em São Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a ser internado neste domingo (4) por volta das 12h, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, devido a uma febre baixa, de 37,5 ºC. Após avaliação, foi constatada a presença de uma infecção pulmonar leve. Ele está recebendo antibióticos para o tratamento, e deve permanecer internado. Não há previsão de alta médica para o ex-presidente.

David Uip, infectologista que faz parte da equipe médica que assiste Lula, confirmou a informação de que se trata de uma pneumonia leve, ainda em estágio inicial. Ele não deu uma previsão de alta, porém garantiu que o estado de saúde de Lula é bom e que ele deve passar por novos exames. De acordo com o médico, é comum o registro de processos infecciosos em pacientes que passaram por tratamento contra o câncer. O infectologista disse também que o único aborrecimento de Lula era a derrota do Corinthians, time para o qual torce, para o Santos, por um a zero.

O ex-presidente apresenta perda de peso, além de estar com dificuldade para engolir. Apesar do remédio usado para tratar a infecção ser via oral, há a possibilidade de Lula receber o antibiótico através por via intravenosa, não necessitando de deglutição e com efeito mais rápido. Sua entrada no hospital foi tranquila e a ex-primeira-dama Maria Letícia esteve do lado do marido, que está sob constante monitoramento.

Lula está se recuperando da radioterapia que combateu um câncer na laringe, diagnosticado em outubro do ano passado. Ele teve alta do tratamento no próprio Sírio-Libanês no dia 17 de fevereiro, quando exames mostraram que o tumor na laringe do ex-presidente havia diminuído em 75%.