Publicado em: quinta-feira, 13/12/2012

Luiz Gonzaga recebe homenagens por seu centenário

Luiz GonzagaLuiz Gonzaga, músico conhecido como ‘o rei do baião’, caso estivesse vivo, estaria completando 100 anos hoje, quinta-feira, dia 13 de dezembro. Por conta disso, o Google, um dos maiores e mais importantes motores de buscas da internet mundial resolveu homenagear o brasileiro em sua página inicial.

Assim, quem acessar o site do Google nesta quinta-feira irá se deparar, no lugar da tradicional marca da empresa, com um desenho que remete aos cem anos deste grande nome da música brasileira.

Para quem não sabe, Luiz Gonzaga Nascimento, como era seu nome completo, nasceu no dia 13 de dezembro de 1912 e se destacou não só nacionalmente, como também mundialmente por ser um famoso compositor popular brasileiro. Ele morreu em Recife em 2 de agosto de 1989, quando tinha 76 anos de idade, mas marcou seu nome para sempre na história da música popular brasileira por conta dos seus grandes sucessos, que continuam sendo conhecidos do público até hoje.

Na lista de canções de autoria de Luiz Gonzaga e que são conhecidas pela grande parte dos brasileiros são Asa Branca, o Xote das Meninas, Baião, Respeita Januário, Numa Sala de Reboco, A Vida do Viajante, A Morte do Vaqueiro, Acácia Amarela, entre inúmeras outras.

A importância de Luiz Gonzaga para a música brasileira é tanta que em Caruaru, em Pernambuco, existe todo um museu dedicado à sua história. Por conta do seu centenário, ao longo de toda esta quinta-feira acontecerão apresentações de sanfoneiros da região em sua homenagem. Também haverá um painel e a inauguração de mais uma sala dedicada à história do músico brasileiro.

O Museu de Luiz Gonzaga possui 400 peças e foi criado no ano de 1999, contando desde o seu nascimento, até a sua morte, no ano de 1989.

Luiz Gonzaga e Gonzaguinha

Luiz Gonzaga

No ano de 1945, Gonzaga ficou sabendo que uma de suas amantes estava grávida. Mesmo não sendo o pai biológico da criança, resolveu assumir a sua paternidade. Anos depois, a mãe da criança morreu de tuberculose e coube a aos padrinhos de Gonzaguinha, como ele ficou conhecido, cuidar da criação do garoto, com a assistência financeira e visitas de Luiz Gonzaga.

A relação entre os dois foi sempre muito tumultuada. Mas com o passar dos anos, Gonzaguinha deixou de ser rebelde e se tornou músico assim como seu pai.

Doodles do Google

Luiz Gonzaga

Os doodles são uma maneira que o Google, importante nome na internet mundial e dono do buscador mais acessado, encontrou de homenagear pessoas e datas importantes, que têm relevância para a história de um determinado país ou então do mundo todo.

Os doodles são figuras, que podem ser interativas ou não, que remetem ao que está sendo homenageado, mas sempre dando alguns elementos da logo original do Google, seja em suas cores ou nas formas apresentadas.

No doodle desta quinta-feira, por exemplo, a imagem é de Luiz Gonzaga segurando uma sanfona, seu instrumento, com seu chapéu inconfundível, em meio a uma paisagem do sertão. Sua sanfona – que também é chamada de acordeão ou gaita – está aberta, como se ele a estivesse tocando, e nela é possível ver as letras que formam a marca do Google. A imagem inteira é preto e branca e somente a marca do Google é colorida.

Faz muito tempo que o Google tem feito uso dos doodles, mas com o passar dos anos as homenagens do site têm ganhado mais destaque entre os internautas, além de ficarem mais bonitas e complexas. Tanto que os doodles chegam a ser noticiados por grandes meios de comunicação do mundo todo.