quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEconomiaLucro da Petrobras tem queda de 16% no primeiro trimestre

Lucro da Petrobras tem queda de 16% no primeiro trimestre

O lucro obtido pela Petrobras no primeiro trimestre deste ano foi de 9,21 bilhões de reais. Esse valor mostra uma queda de 16% se comparado o mesmo período com o ano de 2011. Os dados do balanço trimestral foram anunciados pela companhia ontem. No entanto, embora o lucro tenha sido menor que de 2011, esse valor superou a expectativa dos analistas pesquisados pela Reuters. Segundo eles, o lucro previsto não passaria de 7,7 bilhões de reais.

Conforme explicou Almir Barbassa, diretor financeiro da estatal, esse resultado foi melhor do que os analistas esperavam em função de dois fatores principais: houve uma quantidade maior de vendas de petróleo e também aumentou a cotação da commodity no mercado externo. Essas são as principais variáveis que interferiram na produção da empresa. A Petrobras informou ainda que no primeiro trimestre houve um aumento das vendas para o exterior. Foram enviados ao exterior aproximadamente 714 mil barris de petróleo e derivados durante os primeiros três meses do ano. Isso equivale a 13% a mais que nos meses de 2011. Deste total exportado, foram 497 mil barris de petróleo e mais 217 milhões de derivados.

Exportações ajudam empresa a melhor o saldo

Esse aumento na quantidade de exportações contribuiu pra que a Petrobras pudesse elevar seu saldo comercial. Isso ocorreu mesmo que tenha aumentando a quantidade de importações em função do aumento cada vez maior da demanda interna por combustíveis. Segundo Barbassa, o que teve elevação foi o preço em dólar dos barris exportados. Segundo ele, em dólar, os barris tiveram alta de 19%. Além do aumento da produção, a Petrobras também passou a vender petróleo estocado. Ao todo a receita do primeiro trimestre chegou a 66,13 bilhões de reais. Isso representa um aumento de 22%.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias