quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEntretenimentoLua Vermelha promete surpreender com sua beleza; o eclipse lunar poderá ser...

Lua Vermelha promete surpreender com sua beleza; o eclipse lunar poderá ser visto em todo o país

Lua Vermelha promete surpreender com sua beleza; o eclipse lunar poderá ser visto em todo o paísNeste dia 15 de abril, aconteceu um “show no céu”, aconteceu um eclipse lunar, que é um fenômeno que ocorre quando a Terra, a Lua e o Sol estão se alinhando, fazendo sombra sobre a Terra. Nesse dia, quando a Lua estiver coberta totalmente pela sombra da terra, o planeta irá espalhar uma luz vermelha do Sol, o que fará que a Lua fique com uma cor avermelhada.

De acordo com Jair Barroso, a constituição da atmosfera da terra, são como partículas vulcânicas e podem dar uma cor ainda mais vermelha. Já segundo a Nasa, o acontecimento só será visível na América do Sul e do Norte, mas também poderá ser acompanhado parcialmente por observadores do Pacífico ocidental, e por partes da Europa e da África. Os lugares que não são possíveis ver o eclipse, será no Norte da Europa, na África Oriental, no Oriente Médio e na Ásia Central.

Regiões favorecidas

No Brasil, o acontecimento só será visto a partir das 4h46 às 5h24 – no horário de Brasília -, entretanto o astrônomo afirma que o começo do fenômeno tem início em torno das 3h da manhã, que é quando a Lua “leva a primeira mordida”, de acordo com a terminologia que é usada por astrônomos para identificar o processo gradual da formação da sombra. Barroso ainda afirma que, os estados brasileiros que estão na parte leste País, como Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte terão uma certa dificuldade de ver o eclipsem, porque quando o fenômeno estiver no seu fim, o dia já estará clareando essas regiões.

Para o Brasil, a parte oeste do país está mais próxima da parte em que se considera a principal do eclipse. Em alguns estados da região norte e Centro-Oeste, o Sol é mais demorado para nascer nessa região e os horários são próprios para ver toda a Lua na cor Vermelha.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias