Publicado em: sexta-feira, 18/11/2011

Louis Daguerre homenageado pelo Google

Mais uma vez o Google preparou uma homenagem especial no seu doodle. No dia de hoje (18) a marca comemora o 224º aniversário de Louis Daguerre, que foi o primeiro a conseguir uma imagem fixa pela ação direta da luz, o que mais tarde se transformou no que conhecemos como fotografia.

O doodle de hoje apresenta um porta retratos de madeira, com o Google em seu interior como uma foto tradicional, nos mesmos moldes das primeiras fotografias. O doodle vem em tons marrons, onde cada letra está representada pelo o que seria um membro da família, naquelas fotos antigas.

Louis Jacques Mandé Daguerre é nascido na França e faleceu em julho de 1851. O francês era pintor, cenógrafo, físico e inventor. Seu invento, precursor da fotografia, foi o daguerreótipo.

Daguerre tinha muitos problemas financeiros e não conseguiu apoio da indústria, já que ele queria manter em segredo a parte fundamental do seu processo. Em 1839, ele vendeu sua invenção ao governo francês. Mas antes disso, ele já havia patenteado a invenção nas Ilhas Britânicas, Estados Unidos e outros cantos do mundo.