Publicado em: quarta-feira, 13/06/2012

López Obrador lidera pesquisas de intenção de voto no México

O candidato do partido de esquerda Revolução Democrática, Andrés López Obrador, está na liderança das pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais do México. Esta é a primeira vez que López Obrador supera do rival, Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI).

Segundo a pesquisa feita pelo Instituto Berumen e Associados, o candidato de esquerda possui 31,8% da preferência dos eleitores mexicanos. Enrique Peña Nieto, por sua vez, totaliza 30,9% dos votos. A candidata Josefina Vázquez Mota, do Partido Ação Nacional (PAN), aparece em terceiro lugar com 20,7%.

Liderança

Andrés López Obrador está pela primeira vez na liderança das pesquisas de intenção de voto. O levantamento publicado pelo jornal Reforma mostrou, há duas semanas, que o candidato de esquerda estava abaixo do rival do Partido Revolucionário Nacional por quatro pontos percentuais.

De acordo com um estudo que indica o efeito de imagem dos candidatos, Enrique Peña Nieto,está conquistando mais os eleitores do que os demais candidatos. Os eleitores entrevistados afirmam que o candidato do PRI transmite capacidade e credibilidade para o cumprimento do que promete.