Publicado em: segunda-feira, 17/02/2014

Longa Brasileiro recebe prêmio em Berlim

Longa Brasileiro recebe prêmio em BerlimO filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho ganhou o segundo lugar a partir da escolha do público no Festival de Berlim de 2014. O primeiro lugar foi do filme etíope Difret. O Filme já havia ganho o prêmio da Federação de crítica Internacional (Firepresci) na seção Panorama do mesmo festival.

No Brasil, o filme tem estreia prevista para o Rio de janeiro e São Paulo, dia 28 de março. O diretor Daniel Ribeiro, 31 anos, afirma que ele e a sua equipe pretendem expandir o circuíto de lançamento para mais cidades, uma vez que tantas pessoas se identificaram com o dilema da trama.

A história

Leonardo, interpretado por Guilherme Lobo, é um adolescente de 15 anos, estudante e cego. Ao mesmo tempo em que busca uma independência maior em uma sociedade que é superprotetora, e resolve fazer o trajeto de voltar da escola para sua casa sozinho, o personagem se apaixona por seu amigo Gabriel e ainda desperta sentimentos em outra amiga, Giovana.

Para o diretor, os personagens se descobrem gay de uma maneira não sexual, mas sim associada ao afeto e ao amor. Disse ainda que, quando os adolescentes se assumem gays, os pais e a sociedade pensam imediatamente em sexo enquanto os jovens precisam ser associados ao amor e ao romantismo. O filme seria um modo dos jovens dizerem o que sentem, mostrando principalmente aos pais que as coisas não são bem assim, afirmou Daniel.