Publicado em: sábado, 29/10/2011

Londrina declara estado de emergência contra dengue

Esta sexta-feira (28) o prefeito de Londrina (interior do Paraná), Barbosa Neto, anunciou que decretou pela terceira vez o estado de emergência na saúde pública por conta da possiblidade da cidade ter uma nova epidemia de dengue. Neste ano, já foram identificados 7.377 casos da doença.

O anuncio foi publicado na edição da quinta-feira (20) do Jornal Oficial, aonde indica que o Sistema Municipal de Saúde está em estado de alerta emergencial para os próximos 180 dias. Por conta dos grandes índices de chuva na região na última semana, os agendes de saúde identificam 227 nos pontos de reprodução do mosquito.

A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que com o decreto poderá contratar mais 40 novos agendes no setor de endemia. Estes profissionais deveram atuar para identificar novos focos e realizar outras ações de prevenção que a prefeitura estabeleceu. Ao todo, a cidade conta com 179 agentes de saúde.

De acordo com o coordenador de endemias, Elson Belisários, com o decreto os agentes devem trabalhar todos os dias da semana, inclusive nos sábados e domingo. A Secretaria ainda deve realizar diversos mutirões para fazer a retirada dos criadouros em focos específicos de transmissão.