Publicado em: quinta-feira, 19/07/2012

Londres 2012 – Rafael Nadal está fora das Olimpíadas

Atual campeão olímpico, o tenista Rafael Nadal não irá disputar os Jogos Olímpicos de Londres. A informação foi confirmada pelo próprio espanhol, na manhã desta quinta-feira (19), por meio de um comunicado oficial, onde ele se dizia ‘muito triste’ pela desistência.

Nadal vinha tentando se recuperar de uma lesão no joelho, que já o havia atrapalhado no torneio de Wimbledon, há duas semanas, e já havia adiantado que não estaria em ‘100%’ de condições físicas para atuar no torneio olímpico, que inicia em pouco mais de uma semana. O tenista espanhol disse que este era um dos dias mais tristes de sua carreira.

O espanhol ainda afirmou que tomou a decisão pensando na própria delegação de seu país. De acordo com o ex-número um do mundo, não seria justo ele tentar disputar os Jogos de Londres enquanto que haveria outro companheiro em melhores condições físicas. No lugar de Nadal irá Feliciano López, atual 28º no ranking mundial e quinto melhor espanhol na lista da ATP. No torneio de duplas não foi divulgado quem será o substituto de Nadal.

Rafael Nadal era uma das maiores esperanças de medalhas da Espanha. Apontado como um dos maiores atletas do país na atualidade, o tenista também havia sido escolhido – em uma eleição promovida entre os próprios desportistas espanhóis – para ser o porta-bandeira da delegação da Espanha na cerimônia de abertura do Jogos de Londres. O Comitê Olímpico espanhol não divulgou quem deverá substituir o tenista no evento do dia 27.

Rafael Nadal conquistou a medalha de ouro no tênis masculino em Pequim, há quatro anos. Com sua desistência, persiste o tabu de nunca um tenista ter conquistado duas medalhas consecutivas em Olimpíadas. Nadal também é um dos poucos a ter completado o chamado ‘Golden Slam’, quando um jogador, além do torneio olímpico, também vence todos os Grand Slams (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open).