Publicado em: sexta-feira, 13/07/2012

Londres 2012 – Oscar irá usar a camisa 10

A Fifa divulgou na manhã desta sexta-feira (13) a relação de todos os jogadores que irão disputar o torneio de futebol masculino nas Olimpíadas de Londres, e suas respectivas numerações. No Brasil, o meia Oscar será o camisa 10, indicando que ele de fato assumiu a titularidade da equipe.

Se for comparada a numeração apresentada à Fifa e o time titular que o técnico Mano Menezes esboçou durante esta semana, nos primeiros dias de preparação no Rio de Janeiro, a única diferença é o fato de que o meia Lucas, que usará a 7, mas treinou entre os reservas, e Hulk, vestindo a 12 – normalmente usada no Brasil por reservas – participou dos primeiros treinos como titular.

Dos titulares apontados por Mano, o goleiro Rafael irá vestir a 1; os laterais Rafael e Marcelo 2 e 6, respectivamente; Thiago Silva 3 e Juan 4; no meio, Sandro 5, Rômulo 8 e Oscar 10; Hulk será o 12, enquanto que Leandro Damião é o 9 e Neymar, como já vinha sendo em outras convocações e também no Santos, vestirá a camisa 11.

Ao todo, o torneio de futebol nas Olimpíadas de Londres terão 504 atletas, incluindo os jogadores suplentes, que poderão vir a ser chamados em caso de eventuais cortes. Na seleção brasileira estes jogadores reservas serão o atacante Giuliano, o zagueiro Marquinhos, o volante Casemiro e o goleiro Gabriel; todos devidamente registrados com os números do 19 ao 22.

A numeração apresentada pela Fifa ainda coloca o meia Juan Mata, do Chelsea, como o camisa 10 da Espanha, indicando que ele deverá ser a principal estrela da equipe, que também terá o goleiro De Gea, do Manchester United, como titular e vestindo a 1. O lateral-esquerdo Jordi Alba, que também estava na Eurocopa recentemente conquistada pelos espanhóis, irá vestir a camisa 6.