Publicado em: quarta-feira, 25/07/2012

Londres 2012 – Brasil inicia busca por inédito ouro no futebol feminino

A participação brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres tem início nesta quarta-feira (25). O país terá as primeiras atletas em disputa com o torneio de futebol feminino, cuja rodada de abertura acontece hoje. As brasileiras fazem a sua estreia contra Camarões, a partir das 14h45 (horário de Brasília), em Cardiff, País de Gales.

O Brasil tenta a sua primeira medalha de ouro no futebol em Jogos Olímpicos (fato inédito tanto entre mulheres como no masculino) e mais do que isso, a busca da equipe treinada por Jorge Barcellos é para enfim coroar uma geração com um título, além de apagar o estigma de ‘amarelar’, que as persegue há vários anos.

Jogadoras como Marta, Cristiane e Formiga perseguem uma conquista internacional há muitos anos, embora desfrutem do prestígio de serem apontadas como grandes talentos da modalidade. Marta, inclusive, já foi eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo. Uma medalha de ouro, aliás, pode significar a volta da camisa 10 do Brasil ao topo do prêmio da Fifa, que no ano passado acabou indo para a japonesa Homare Sawa.

A busca pela inédita medalha de ouro significa para o futebol feminino brasileiro um ponto final em uma sequência de fracassos em momentos decisivos. Nas duas últimas Olimpíadas o Brasil viu o sonho do ouro ruir na final, já na prorrogação, contra os Estados Unidos, restando a medalha de prata. O vice no Mundial de 2007 e a eliminação nas quartas de final na Copa do Mundo (mais uma vez contra os Estados Unidos), aumentam a lista de ‘traumas’ obtidos pela equipe de Marta.

Na primeira fase, a equipe brasileira não deverá ter muito problemas, já que avançam para as quartas de finais os times mais bem classificados. Além de Brasil e Camarões, Grã-Bretanha e Nova Zelândia completam a chave. Estados Unidos e Japão são apontados como os favoritos para o ouro, e estão em outras chaves.